terça-feira, 23 de março de 2010

PROFESSORA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PUBLICA TRABALHO EM REVISTA DA UFG

     O curso de Ciências Biológicas do CEULJI/ULBRA teve mais um trabalho publicado na revista Pesquisa Agropecuária Tropical, períodico científico da UFG (Universidade Federal de Goiás). A pesquisa científica foi resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC), desenvolvido pelo egresso Pedro Alves Costa com auxílio da acadêmica Hélide de Freitas, sob orientação da professora Ana Lúcia da Silva Lima (foto) e participação do engenheiro agrônomo Fábio Zanella.
     O trabalho teve como estudo a quebra de dormência em sementes olho-de-dragão (Adenanthera pavonina L.). A dormência é o fenômeno onde as sementes de uma determinada espécie, mesmo sendo viáveis e tendo todas as condições ambientais favoráveis à germinação, deixam de germinar. Na natureza é um recurso utilizado pelas plantas produtoras de sementes para perpetuação de suas espécies, já que o fenômeno da dormência impede que todas as sementes germinem na mesma época, aumentando suas chances de sobrevivência e diminuindo o risco de extinção da espécie (Carvalho & Nakagawa 1983).
     Embora a dormência seja uma estratégia adaptativa das espécies, ela é uma característica negativa para o homem que necessita utilizá-las agronomicamente. “O objetivo da pesquisa foi determinar o melhor método para quebra de dormência, fazendo com que as sementes germinassem o mais rápido possível e formando plantas vigoras”, ressaltou a professora Ana Lúcia.
     Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Cleide Rezende de Souza, a divulgação do trabalho é uma grande contribuição para a sociedade. “Serve para estar dando retorno a sociedade e, no momento, que o biólogo divulga seu trabalho ele está contribuindo na melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, frisou a professora.

- Perfil:
     Nascida em Pirapora (MG), Ana Lúcia da Silva Lima possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Durante a graduação foi bolsista de trabalho interno e de iniciação científica, CNPq/PIBIC e na pós-graduação bolsista de mestrado e doutorado, CAPES. Atualmente é editora (área de Biologia) revista Ciência & Consciência e professora titular do CEULJI/ULBRA (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná) e coordenadora de Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Biológicas.
     Escrito por Alexandre Almeida, fonte: www.ulbrajp.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário