quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EM 21 DE AGOSTO, EXCEDEMOS O ORÇAMENTO DA NATUREZA

A notícia foi dada através do portal da WWF Brasil, que segue na integra:
(OAKLAND, CA, USA) – A humanidade levou menos de nove meses para esgotar seu orçamento ecológico anual, segundo dados da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa ambiental com sede na Califórnia.
A Global Footprint Network calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade – o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano – e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de dióxido de carbono. Seus dados revelam que a partir de 21 de agosto, a humanidade terá demandado todos os serviços ecológicos que a natureza pode oferecer este ano, desde a filtragem de CO2 até a produção de matérias-primas para a alimentação.
De agora até o final do ano, vamos alcançar nossa demanda ecológica esgotando estoques de recursos e acumulando gases de efeito de estufa na atmosfera.
"Se você gastasse todo o seu rendimento anual em nove meses, você provavelmente ficaria extremamente preocupado", disse o presidente da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. "A situação não é menos terrível quando se trata do nosso orçamento ecológico. As alterações climáticas, a perda de biodiversidade, o desmatamento, a escassez de água e de comida - todos estes são sinais claros de que não podemos mais financiar o consumo a crédito. A natureza está abrindo falência”.

Um comentário:

Keila dos Reis disse...

Esse informativo trouxe verdades fortes e reais, pode-se notar isso principalmente pelo que se pode ver no Estado de Rondônia, as queimadas que tem trazido poluição, aquecimento, a baixa excedente da umidade relativa do ar, dentre outras coisas, com isso pode-se afirmar que infelismente as pessoas não têem uma visão ambiental ecologicamente correta, porém, nem por isso deixaremos de fazer nossa parte e alertar aqueles em que podemos mostrar a realidade situação atual do orçamente ecológico anual.

Postar um comentário